ES
Traducir:
Temos o propósito de proporcionar um espaço seguro de escuta autêntica e acolhedora para estimular a construção de relações humanas de não violência.
Acreditamos que esse espaço cocriado oferece apoio para que você encontre, por si mesma(o), maior clareza sobre o seu momento ou desafio.
A escuta on-line tem duração de 30 a 45 minutos, até 3 encontros.
É oferecida de forma voluntária, gratuita e não possui cunho psicoterapêutico.
Divulgue para seus amigos
Faça chegar essa oportunidade a seus amigos, vizinhos e familiares
Ajude-nos a semear!
1) Enviaremos o link para se conectar on-line uns minutos antes do horário marcado*
2) Você terá de 30 a 45 minutos para trazer na fala o que estiver necessitando falar
3) Este serviço é totalmente gratuito e realizado por pessoas de distintas áreas de atuação
4) Lembramos que este não é um serviço de aconselhamento religioso e nem psicoterápico
5) Você terá possibilidade de ser escutado até 3 vezes (total) durante cada trimestre, por um mais escutadores
6) Esse é um espaço sigiloso
*Teremos uma tolerância de 10 minutos a partir do horário que agendou, tanto para nós quanto para você
Espaço de Prática quinzenal*
gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada
Este grupo tem por finalidade acolher as pessoas que queiram praticar a escuta empática, à Luz da CNV - Comunicação Não Violenta.
*Confira as datas pré-agendadas
07/02 + 21/02 + 07/03 + 21/03 + 04/04
O projeto tem o propósito de proporcionar um espaço seguro de escuta autêntica e acolhedora para estimular a construção de relações humanas de não violência.
Você já escutou uma concha?
Aventure -se e venha se aconchegar no Projeto Escutatória.
Sinta a distribuição do som, permitindo que o eco, ressoe e te convide a sincronicidade do seu próprio equilíbrio. Contribua com o seu olhar e sua vibração na equidade e purificação da atmosfera, fortalecendo a conexão universal.
O Projeto Escutatória nasceu do encontro entre escutadoras interessadas em vivenciar diálogos harmoniosos, acolhedores e providos de trocas empáticas e justas nas distintas relações sociais.
Esse encontro foi possível por meio do curso Desatando Nós: Como mediar conversas difíceis, em 2020, cocriado pela Rede Semear, Instituto Nhandecy e E-coletivo e facilitado por Daniela Carvalho e Edite Faganello.
Neste curso, a proposta era desenvolvermos habilidades de comunicação intrapessoal e interpessoal baseados na teoria e práticas da Comunicação Não Violenta (CNV)*.
Ao longo do curso, foram feitos diálogos nos quais as pessoas se permitiam serem observadas por uma visão mais sistêmica, mais ampla, identificando as necessidades que estão para além das palavras e reconhecendo essas necessidades como básicas e vitais.
O curso gerou um processo de encontro, reconhecimento de pares empáticos, identificação entre as pessoas para além da teoria da CNV, gerando o objetivo de nutrir comunidades como uma forma de estar na vida.
Após o término do curso, o grupo que participava se identificou no desejo de dar continuidade aos encontros de alguma forma. Neste processo, algumas pessoas escolheram ficar e outras não, e assim, foi gerado esse novo grupo de convivência e trabalho e passamos a nos encontrar semanalmente com o objetivo de criarmos uma forma de oferecer ao mundo e praticar aquilo que ganhamos no curso da Rede Semear.
"Sempre vejo anunciados cursos de oratória.
Nunca vi anunciado curso de escutatória.
Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Escutar é complicado e sutil [...]
Para mim, Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio.
Daí a importância de saber ouvir os outros: A beleza mora lá também.
Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto."
Co-fundadora do Projeto Escutatória
Mediadora e apreciadora das interações humanas.
Interessada em escutar o fluxo das emoções em cada coração, mente e alma.
San José / Costa Rica
Tijucas do Sul/PR
Co-fundadora do Projeto Escutatória
Eco educadora, designer social e agente de paz.
Jardineira de plantas e pessoas que cultiva a cultura da não violência. Mestre-aprendiz da comunicação não violenta e transformação de conflitos. Danço a vida com o vento.
Curitiba/PR
Assistente social, mestre em políticas públicas
A CNV, círculos de mulheres e a técnica de Constelação Familiar tornaram-se ferramentas potentes para qualificar a atenção que oferta às vítimas de violência. Faz da vida um eterno aprender, e passa por ela de bicicleta, destilando cheiro de arruda e movendo seu corpo em dança, sem deixar de
Assistente social, mestre em políticas públicas
A CNV, círculos de mulheres e a técnica de Constelação Familiar tornaram-se ferramentas potentes para qualificar a atenção que oferta às vítimas de violência. Faz da vida um eterno aprender, e passa por ela de bicicleta, destilando cheiro de arruda e movendo seu corpo em dança, sem deixar de registrar seus encontros consigo e com os outros em poemas e conversas com o universo.
Curitiba/PR
Co-fundadora do Projeto Escutatória Psicóloga, Facilitadora de grupos e de autoconhecimento individual por meio de jogos, músicas e versos.
Aprendiz da CNV, por meio do encontro com o outro e com o que transpassa ambos. Na vida, uma transformadora de si.
Dourados/MS
Mediadora, Educadora, Facilitadora & Aprendiz dos processos de construção da Paz. Amante da Vida através das gentes, das Artes e dos Encontros verdadeiros - consigo, com o outro, com a terra e o Criador!
Nova Friburgo/ RJ
Fala por seus poemas, canta com seu violão, estuda psicologia, valoriza a espiritualidade humana e crê na Ciência. Mas é como aprendiz de Comunicação Não Violenta que está aqui para escutar, porque todos têm algo a dizer.
Rio de Janeiro/ RJ
Co-fundadora do Projeto Escutatória Buscadora de gestos harmoniosos entre as comunidades da vida, pesquisadora de processos colaborativo através do diálogo equilibrado da humanidade, fauna e flora.
Penedo/RJ
Co-fundadora do Projeto Escutatória
Atenta ao acesso de novas formas de se traduzir os conhecimentos empíricos, espirituais e científicos que possibilitam acessar a criatividade amorosa de estar junto com mais presença e sentido.
Curitiba/PR
Um ser em evolução, uma Aprendiz do que É. Rosita Brito em sua construção individual, sente e vibra na conexão de unidade que "somos", se coloca com humildade para te escutar e se conectar com respeito aos que se achegarem "Eu vejo você"
São Paulo/SP
Contribua financeiramente com o projeto
Faça contato para parcerias ou convênios
1) Preencher a ficha de inscrição
2) Praticar Comunicação Não Violenta
Ter uma prática de no mínimo 30 horas com a CNV (livro, grupo de prática, etc)
3) Participar do Círculo de Transição (após a sua inscrição, entrará neste grupo)
Importante:
O próximo Ciclo de Preparação de Pessoas Escutadoras será em janeiro de 2022.
Faça sua inscrição e entre no grupo de WhatsApp. Avisaremos nesse grupo as próximas datas.
Enquanto isso, participe da nossa Comunidade de Prática de Escuta Empática.